FAUESC comemora liberação do automobilismo em SC

Governo do estado autoriza provas de automobilismo em SC

Arrancada

22/08/2020


  • LOGO

O presidente da Federação de Automobilismo de Santa Catarina, FAUESC, Admir Chiesa, Niki, passou alguns dias apreensivo em busca de apoio e conscientização por parte do governo estadual para liberação de provas de automobilismo no território catarinense. Niki disse que a preocupação se deve em torno dos profissionais que dependem desse trabalho e das pistas fechadas desde o início da pandemia do Coronavírus além da manutenção do trabalho da própria Federação que está em fase de reestruturação.  O desfecho se deu nesta quarta-feira (19), quando Assírio Rahmtun, do departamento administrativo da FAUESC, representou o presidente Admir Chiesa contando com o apoio do Deputado Federal Fabio Schiochet, PSL, presente no encontro e não mediu esforços para se reunir com o Secretário de Saúde de Santa Catarina André Motta Ribeiro e definir a liberação das atividades nas pistas de Santa Catarina, e a portaria SES número 625 foi assinada nesta sexta-feira(21), com todas as recomendações de segurança e proteção de quem participa das provas. Os eventos deverão ser sem público, respeitados todos os protocolos de saúde determinados pelo Governo de Santa Catarina.
No encontro, o secretário entrou em contato telefônico com o governador Carlos Moisés da Silva explicando os motivos para a liberação e prontamente foi atendido.
Assírio comentou que nos últimos dias a FAUESC manteve vários contatos para a liberação das provas, pois a Federação corria contra o tempo pois dois eventos importantes estão marcados para o Kartódromo Internacional Beto Carrero. Assim, dias 28 e 29 de agosto acontece a Copa SPR de Kart e Open do Sul Brasileiro e neste ano em etapa única dias 05, 06 e 07 de setembro será realizado o Sul Brasileiro de Kart.
O Deputado Federal Fabio Schiochet defendeu a liberação das provas de automobilismo pois entende que o trabalho da FAUESC merece essa atenção pois equipes, pilotos e os locais onde as provas são disputadas estão fechados desde o início da pandemia visando a segurança de todos. Schiochet disse ainda que para ele é motivo de orgulho poder contribuir para que o esporte de velocidade vença essa etapa e que muitas alegrias possam trazer aos seus participantes.
O Secretário de Saúde André Motta Ribeiro salientou que o Governo do Estado analisou todos os pormenores e sem sombra de dúvidas sabe do compromisso da FAUESC com seus filiados e todos envolvidos e autorizou a realização de provas de automobilismo seguindo o decreto estadual para segurança geral. Desejou boa sorte aos dirigentes, pilotos e equipes que possam competir com segurança e saúde.
Mobilizado pela causa do esporte a motor em Santa Catarina, o Deputado Estadual Jair Miotto, PSC, pediu apoio na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado para que as atividades fossem liberadas respeitando todas as normas de segurança.
O presidente da FESPORTE Rui Godinho procurado pela FAUESC disse compartilhar do sentimento de todos envolvidos e procurou encontrar os meios necessários para auxiliar os tramites e acompanhar de perto a liberação do automobilismo no estado.
 Pela oportunidade o presidente Admir Chiesa destacou o trabalho de sua equipe da FAUESC, ressaltando a importância dessa autorização para que o esporte de motor em Santa Catarina possa sobreviver a esse período que o planeta inteiro está vivendo.
Niki agradece o apoio do Deputado Federal Fábio Schiochet, do Secretário André Motta Ribeiro e do Governador Carlos Moisés, dizendo que tudo que depender da Federação de Automobilismo de Santa Catarina, na questão de protocolos de segurança relacionados a saúde serão observados. Inclusive em outros estados do País provas já estão ocorrendo e existe essa conscientização. O presidente da FAUESC também agradece o apoio do Deputado Estadual Jair Miotto, pela mobilização junto a Assembleia Legislativa para liberação das corridas em Santa Catarina e de forma especial enaltece o presidente da FESPORTE Rui Godinho, por seu empenho para a realização das provas de automobilismo nas pistas do território catarinense.
Niki também destaca a importante colaboração de Waldner Bernardo de Oliveira, Dadai, Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo auxiliando nas orientações dos protocolos de saúde e a preocupação da CBA para a retomada dos eventos. O presidente da FAUESC disse que devemos comemorar a liberação, aproveita para convidar equipes e pilotos para estarem em Penha, no Kartódromo Internacional Beto Carrero dias 28 e 29 de agosto para a Copa SPR de Kart e Open do Sul Brasileiro e dias 05, 06 e 07 de setembro no Sul Brasileiro de Kart, definido em etapa única em 2020, para a retomada das atividades de automobilismo em Santa Catarina.