Copa Scherer 4x4 Carbon Free encerra ano com final dupla e decide Campeonato Catarinense

Prova aconteceu em Joaçaba no dia 17 de novembro e reuniu 29 duplas de competidores

Rally

28/11/2018


  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO
  • LOGO

A cidade de Joaçaba recebeu uma grande festa no último final de semana, durante a sexta-feira e o sábado, dias 16 e 17 de novembro. A Copa Scherer 4x4 Carbon Free organizou uma programação especial para a final da competição, em uma prova que também foi válida pela finalíssima do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4 de 2018. Toda a programação aconteceu na sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Aliança, com recepção na sexta-feira e largada e festa de premiação no sábado. No total, 29 duplas participaram dos 120 quilômetros de prova em Joaçaba que levaram muitos pais e filhos a comemorarem juntos nos pódios de várias categorias.

Em 2018, a Copa Scherer 4x4 Carbon Free passou pelas cidades de Capinzal, Tangará e Ipira/Piratuba antes de chegar na final em Joaçaba. Participaram competidores das categorias Master, Graduado, Turismo (subcategoria Jeep) e Novato. Na última prova foram realizadas a 7º e a 8º etapas do campeonato do Oeste Catarinense e o pódio das categorias refletiu o espírito da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. A competição contou com pais e filhos competindo juntos e comemorando conquistas inéditas e famílias reunidas para celebrar mais um ano de perpetuação do rally regularidade na região.

“O melhor troféu são as amizades”

A categoria Master estreou neste ano na Copa Scherer 4x4 Carbon Free e reuniu as duplas mais experientes de Santa Catarina. A prova de Joaçaba foi vencida pelo piloto Leonir Paza, de Capinzal (SC), e pelo navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC). No entanto, quem levantou a taça mais cobiçada da noite foi o piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC).

“A festa de premiação e recepção em Joaçaba estavam fantásticas. A cada prova que vai se passando o Kako (Kassiano Kerber, diretor de prova) vem tentando se superar, fazendo provas mais gostosas de andar, com velocidades mais altas, pegadinhas e balaios. Espero que ano que vem a competição cresça ainda mais. O que não pode cair é o número de competidores. Cada um de nós tem que levar mais um amigo para que a Copa Scherer 4x4 Carbon Free fique cada vez mais forte”, comenta Bolacha.

Apesar da disputa acirrada na categoria dos melhores competidores, o piloto campeão de 2018 ressaltou a oportunidade de reencontrar os amigos do off-road. “O que mais a gente tem que lembrar em tudo isso é a amizade, rever os amigos, a confraternização. Claro que todo mundo que vai lá quer andar bem, tentar tirar o primeiro lugar ou segundo, levar o troféu pra casa, mas o grande troféu são os amigos que a gente faz, o envolvimento da família, isso é o mais importante”, comenta Leandro.

Festa de pais e filhos em cinco pódios

A final da Copa Scherer 4x4 Carbon Free contou com a premiação da prova e também do campeonato. Com tantos prêmios para comemorar e com as famílias presentes na festa, a emoção tomou conta com cinco pódios com o primeiro lugar conquistado por duplas formadas por pais e filhos. A maior comemoração foi na Novato, onde a emoção pegou forte com a primeira vitória do piloto Roberto Spessatto ao lado do filho Samuel Spessatto, de apenas 13 anos. A dupla de Chapecó comemorou muito a vitória em Joaçaba.

“Essa vitória supera todas as conquistas que tive nos meus rallys em toda minha vida. No total são 300 troféus, mas esse não tem como explicar. É meu filho, a emoção é bem diferente”, afirma Roberto. “A emoção foi muito grande, principalmente por estar ao lado do meu pai e por ter conquistado o primeiro lugar”, fala Samuel sobre a sua primeira vitória.

Já pela categoria Graduado, o piloto Everton Gratt, de Capinzal (SC), e o navegador Wesley Sari, de Ouro (SC), ganharam a prova em Joaçaba, mas a maior festa foi novamente de outra dupla formada por pai e filho. O piloto Elói Petry e o navegador Naor Petry comemoraram o campeonato em Joaçaba, na cidade da família. “É uma satisfação competir ao lado do meu filho. Temos uma parceria de 23 anos nesse esporte a motor, tanto no off-road como no velocidade no asfalto. É uma parceria de pai e filho que a gente não existe, é uma emoção muito grande”, afirma Elói.

Já pelas categorias Turismo e Jeep, o piloto Ari Tondin e o filho, o navegador André Tondin, foram os grandes campeões do ano. A dupla também venceu a prova de Joaçaba pela categoria Jeep. Na Turismo, a vitória na prova foi do piloto Edson Ziolkowski, de Fraiburgo (SC), e do navegador Luciano Pasqual, de Videira (SC).

“Competir ao lado do meu pai que me apresentou a esse esporte e me ensinou o caminho da vida não tem palavras, ainda mais quando ele havia parado de andar, consegui trazê-lo de volta ao esporte onde eu não tinha nenhuma experiência e contei com muita paciência dele nesses três anos. Chegar ao título em uma competição tão disputada como a Copa Scherer é muito emocionante, com meu pai então, é fantástico”, comenta André.

Já o campeonato da Novato foi vencido pelo piloto Fábio Francisco Dalpaz, de Rio do Sul (SC), e pelo navegador André Hackmann, de Piratuba (SC), que competiram com duplas diferentes. Fábio participou ao lado do navegador Deivid Giacometi, de Capinzal (SC), que ficou em segundo colocado na classificação geral. André competiu ao lado do piloto Juliano Matzenbacher, de Piratuba (SC), quinto colocado no campeonato. “Nesse ano conseguimos fazer todas as provas, e todas tiveram um alto nível técnico e duplas bem alinhadas, mas conseguimos evoluir a cada etapa. Ganhar o campeonato foi demais, muita emoção mesmo”, salienta Fábio.

Campeões Catarinenses 2018

O evento também contou com o anúncio dos Campeões Catarinenses de Rally Regularidade 4x4 de 2018. Os pilotos e navegadores receberão os troféus em evento especial organizado pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) no início de 2019. A categoria Master foi vencida pelo piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e pelo navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC). Na Graduado os campeões foram Everton Gratt, de Capinzal (SC), e Wesley Sari, de Ouro (SC), e na Turismo o piloto Giovani de Mello, de Porto Alegre (RS), e o navegador Luciano Pasqual, de Videira (SC), conquistaram o primeiro lugar na classificação geral. Os campeões ainda recebem como prêmio a carteirinha da Fauesc para 2019.

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA/IPIRA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba foram válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Fauesc, organização da West Eventos 4x4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Piratuba/Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. O apoio local é de Hotel Joaçaba e Grupo Deycon Pegoraro.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Confira ainda abaixo os pódios completos da prova de Joaçaba e os campeões de 2018 da Copa Scherer 4x4 Carbon Free e do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4.

PÓDIOS PROVA JOAÇABA (Piloto/Navegador)

CATEGORIA MASTER
1º Leonir Paza (Capinzal-SC) e Enedir da Silva Júnior - Bolacha (Chapecó-SC)
2º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)

CATEGORIA GRADUADO
1º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
2º Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lenger - Bulita (Chapecó-SC)
3º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
4º Deividi Nardi (Passo Fundo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
5º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)

CATEGORIA TURISMO
1º Edson Ziolkowski (Fraiburgo-SC) e Luciano Pasqual (Videira-SC)
2º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
3º Giovani de Mello e Bruno Pescador de Mello (Porto Alegre-RS)
4º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
5º Guilherme José Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)

CATEGORIA TURISMO/JEEP
1º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
3º Guilherme José Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)
4º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

CATEGORIA NOVATO
1º Roberto Spessatto e Samuel Spessatto (Chapecó-SC)
2º Paulo Antônio Lacowiz e Ramon Lacowiz (Fraiburgo-SC)
3º Fábio Francisco Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
5º Altair José Mazieiro (Ouro-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)

 

PÓDIOS CAMPEONATO COPA SCHERER 4X4 CARBON FREE 2018 (Piloto/Navegador)

CATEGORIA MASTER
1º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Leonir Paza (Capinzal-SC) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)
3º Dirceu Potrick (Ipira-SC) e Enedir da Silva Júnior - Bolacha (Chapecó-SC)

CATEGORIA GRADUADO
1º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)
3º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
4º Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lenger - Bulita (Chapecó-SC)
5º Renato Uliana e Álvaro Uliana (Joaçaba-SC)

CATEGORIA TURISMO
1º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º Guilherme José Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)
3º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
4º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)
5º Edson Ziolkowski (Fraiburgo-SC) e Luciano Pasqual (Videira-SC)

CATEGORIA TURISMO/JEEP
1º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º Guilherme José Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)
3º Cristiano Riffel e Mauro Ilhacos (Ipira-SC)
4º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)
5º Bruno Tesser e Welliton Scotti (Caçador-SC)

CATEGORIA NOVATO
1º Fábio Francisco Dalpaz (Rio do Sul-SC) e André Hackmann (Piratuba-SC)
2º Alexandre Júnior Bilibio (Luzerna-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
3º Giovani Rodrigues Modolon (Jaguaruna-SC) e Édipo Bonetti (Luzerna-SC)
4º Paulo Antônio Lacowiz (Fraiburgo-SC) e Fábio Augusto Conte (Joaçaba-SC)
5º Juliano Matzenbacher e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)

 

CAMPEÕES CATARINENSES DE RALLY REGULARIDADE 2018


MASTER
CAMPEÃO: Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Enedir da Silva Júnior - Bolacha (Chapecó-SC)
VICE: Gustavo Schmidt (São José-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)

GRADUADOS
CAMPEÃO: Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
VICE: Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Naor Petry (Joaçaba-SC)

TURISMO
CAMPEÃO: Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Luciano Pasqual (Videira-SC)
VICE: Edson Ziolkowski (Fraiburgo-SC)  e Bruno Pescador de Mello (Porto Alegre-RS)